Bem Vindo ao site do Rancho "Os Camponeses do Minho" do Sport Clube Português em Newark, New Jersey, Estado Unidos da América. O nosso rancho representa musicas e danças tipicas da região do Minho e usa traje azul rico de Cordielos Viana do Castelo. 

O Rancho é a representação no Sport Club Português da rica cultura Minhota. Tem demonstrado o seu Folclore em varias comunidades, tando nos EUA como fora do pais.

 

Historial do Rancho Camponeses do Minho

Fundado em 31 de Março de 1991, o nosso Rancho Folclórico é composto por um rancho infantil e um Rancho maior, Os Camponeses do Minho. Representa musicas e danças tipicas da região do Minho e usa traje azul rico de Cordielos Viana do Castelo. O Rancho é a representação no Sport Club Português da rica cultura Minhota. Tem demonstrado o seu Folclore em varias comunidades, tando nos EUA como fora do pais.

O Folclore Minhoto é bem conhecido em Portugal pelas suas belas danças tais como: Viras, Cana Verdes e Chulas. Também não podiamos esquecer os seus lindos trajos. Todas as atuações do nosso rancho inclui estas danças e os lindos trajos.

Com um trabalho prestigiado e reconhecido, com a profundidade possível, campos que vão do trajo á dança, passando pelos cantares e não só, o nosso Rancho Folclórico divulga nos Estados Unidos e Canada as tradições da região do Minho.

Das muitas actuações e prémios, destacamos algumas:

Em 1993, foi ganhador do segundo lugar entre 7 ranchos em White Plains, New York.

Presente na tomada de posse da Governadora do Estado de New Jersey, Christinne Whitman, em New Brunswick no dia 19 de Janeiro de 1998.

Colaboração no programa televisivo do canal 7 ABC na rubrica "Bom dia America"

Participação no festival de folclore em Portugal, levado a efeito no concelho de Paredes de Coura, em 2 de Agosto de 1998.

Participação, e segundo lugar entre 20 ranchos, no Festival de Folclore do dia de Portugal 2000 em Newark, NJ

Ganhador dos melhores trajes no festival de Folclore em Long Branch, Maio de 2003.

Representou Portugal e a seleção Portuguesa durante o campeonato do mundo de 2006 num programa do canal Univision (41).

 

Trajes do Rancho

 

Traje de Noiva 

É um dos trajes mais ricos, por isso usado só em grandes cerimónias como o casamento. É também usado nas festas e romarias, onde as noivas são as rainhas, aparecendo com o peito recanado de ouro. Saia preta com barra em veludo, bordada a vidrilho e aplicações. Algibeira, casaquinha e avental pretos bordados a vidrilho. Na cabeça leva véu ou bobinete branco. Na mão segura um ramo de laranjeira com um lenço branco bordado a ponto de cruz vermelho. Calça chinelas pretas e meias brancas rendadas.

 

Traje de Mordoma

Traje de grandes cerimónias usado nas festas e romarias do Alto Minho. Normalmente preto, podendo assim ser utilizado mais tarde, no casamento, com alguns pequenos ajustes. Sendo família mais endinheirada, opta pelo traje azul, mostrando assim poder para comprar o preto na altura do casamento. Saia de barra preta em veludo bordada a vidrilhos e aplicações.Algibeira, avental e colete bordados a vidrilhos. Camisa branca bordada. Lenço de seda. Na mão, palmito ou vela votiva, com um lenço bordado a ponto de cruz vermelho. Chinelas pretas e meias brancas.

 

Traje de Lavradeira"Vianense"

Traje de "festa" usado pelas lavradeiras da Região de Viana do Castelo nas festas e romarias da terra. Saia de fundo azul com riscas pretas e brancas. Algibeira bordada. Avental azul com motivos florais. Colete azul com barra preta. Camisa branca bordada a azul. Na cabeça, lenço franjado e no peito, meio lenço. Calça chinelas bordadas e meias brancas rendadas, (trabalhadas com quatro agulhas).

 

Os homens usam traje a lavrador com colete. E considerado de festa de luxo para o homem.

 

Traje de Noivo

É o traje tradicional do homem minhoto usado em dias de cerimónia (casamento, festas e romarias). Calças, casaca e colete pretos. Camisa branca bordados  a ponto de cruz. Colete preto. Na cabeça, chapéu preto. Calça sapatos pretos.

 

Traje de campo

Fatos usados para fazer o trabalho do campo.  Tambem conhecidos como o “traje da erva” ou de “ceifeira:” e trajes de ir ao monte.

 

Danças dos Camponeses do Minho

As danças mais típicas do Alto Minho são o vira e a chula, tendo cada aldeia as suas marcações permitindo a cada uma delas de se distinguir. Aqui está uma lista de algumas das nossas danças:

• Chula de Santa Marta

• Cana Verde

• Rosinha

• Nosso Vira

• Vira Teimoso

• Nossa Chula

• Vira da Ribeira

• Vira da Despedida

DIRECTIONS

EVENTS

NEWSLETTER

Subscribe to our mailing list, Get up-to-date information about our news and events.

 

CONTACTS

55 Prospect St
Newark, NJ 07105

Phone: 973.589.1133
Fax: 973.589.3218

info@scpnewark.com