ProVerbo, Secção Literária e Artística do Sport Club Português, é uma das mais recentes áreas de acção do clube, centrada na preservação e divulgação da Língua e cultura portuguesas. Mais que enumerar acções e actividades realizadas, transcrevem-se documentos e textos que deram início às mesmas, e que melhor reflectem as preocupações, objectivos e filosofia que lhes estão subjacentes desde o seu início.

 

Do primeiro encontro Proverbo de Abril 2002 depressa chegámos ao 1º Prémio Literário Proverbo tendo sido amplamente divulgado, e registado boa receptividade de muitos quadrantes, especialmente da comunicação social e dos concorrentes, os grandes destinatários, também eles … amantes da Língua Portuguesa. Aberto àa todos os residentes nos Estados Unidos e Canadá, teve uma participação numerosa e de qualidade reconhecida.

 

Subscreviam na altura as notícias membros do grupo inicial de artistas e dinamizadores culturais da comunidade: 

 

Glória Melo, António Joel, Joanna Da Toca, Manuel Dantas, António Oliveira, Luis Ferreira, Luis Lourenço, Fernando Santos, Carlos Nobre, Jack Costa, Augusto Amador, João Camacho, Diana Silva, Paula Santos Dias, Tarsício Lopes, António Rendeiro, João S Martins

 

*  *  *

 

Ainda no primeiro ano de actividade, surgiu o 1º Prémio Literário Proverbo

 

Prémio Literário 

 

“Somos PROVERBO, Secção Literária do Sport Club Português, Newark, New Jersey, e desde o mês de Abril iniciámos um processo de encontros regulares de forma a reflectirmos, afirmarmos e desenvolvermos projectos públicos em prole da valorização de Língua Portuguesa e da sua preservação nas áreas em que nos encontramos inseridos.A Língua Portuguesa será a grande herança comum que poderemos deixar às gerações vindouras ao mesmo tempo que é elemento aglutinador de uma cultura, de um povo e da sua História: a Nossa.

 

Como acção imediata estamos a iniciar um Primeiro Prémio Literário Proverbo aberto a todos os amantes da Língua Portuguesa independentemente da sua nacionalidade. Deixemos que todos apreciem o valor deste tesouro muito nosso!

Conscientes do crescente número de pessoas que reconhecem o valor e a arte da Língua Portuguesa e das centenas de milhares que no dia a dia a utilizam, mesmo vivendo fora das fronteiras físicas do nosso país, junto enviamos alguma informação referente referente ao Prémio, com o pedido premente da maior divulgação possível junto dos vossos associados, amigos ou curiosos da LÍngua Portuguesa. 

Aos orgãos de informação pedimos que divulguem o regulamento e transmitam a mensagem da importância da participação de todos.

 

Dos dirigentes de Clubes e Associações esperamos que espalhem esta mensagem junto dos associados, seja através dos boletins internos, por mensagens de correio electrónico, os web sites, ou de qualquer forma mais imaginativa, para fomentar a participação efectiva do maior número de sócios. 

Felicitamos as Escolas – Professores, Alunos e demais participantes - pelo esforço continuado pela manutenção das nossas raízes culturais e fortalecimento do laço comum que é a Língua Portuguesa. 

A todos os Amantes de Língua Portuguesa, meta final desta iniciativa, queremos deixar uma mensagem: Onde quer que nos encontremos temos sempre algo em comum com a História de milhões de cidadãos do mundo, a Língua Portuguesa com a qual podemos expressar-nos e comunicar da forma mais rica. Em PORTUGUÊS nos entendemos, em PORTUGUÊS nos conhecemos!”

 

... seguido de outras Actividades

 

 No ano seguinte realizou-se um 2º Prémio Literário Proverbo, sucederam-se as noites culturais, anualmente aconteceu a Gala “Língua Portuguesa em Festa”, sempre com a presença de autores, artistas, poetas convidados, vindos de Portugal. É um acontecimento com presença confirmada no calendário de outono do Sport Club Português e da comunidade local atenta às questões da língua e cultura portuguesas e da sua presença na área da emigração. Exposições de arte, Feiras do Livro, Edição anual do Livro Proverbo – Colectânea de textos e arte de autores comunitários, páginas de poesia nos jornais e televisão comunitária, edição dos Postais de Natal Proverbo, apresentação de livros editados por autores comunitários, representação da peça “Pelo sonho é que fomos” e repetidas presenças dos Jograis Proverbo, retomando assim a tradição dos grupos cénicos do Sport club Português,.

 

Do encontro inicial até à actividade mais recente foram dados passos que consolidaram o caminho e a presença. As referências na comunicação social comunitária, que sempre apoiou e divulgou as actividades da Proverbo, são inúmeras. Também elas reflectem e falam da preocupação e objectivos comuns que deram origem à Proverbo: a presença da Língua e cultura portuguesas. Nas páginas dos arquivos dos jornais se encontrarão referências que poderão ajudar a complementar estas notas breves.

 

Ainda é cedo para um juizo da história, se bem que sempre será tempo para fazer história. 

E continuar a construir, passo a passo, a Língua Portuguesa..

 

DIRECTIONS

EVENTS

NEWSLETTER

Subscribe to our mailing list, Get up-to-date information about our news and events.

 

CONTACTS

55 Prospect St
Newark, NJ 07105

Phone: 973.589.1133
Fax: 973.589.3218

info@scpnewark.com